TREINAMENTO

Aviadores realizam primeiro voo solo em aeronave de caça

Após um mês de intensos estudos e treinamentos, Aspirantes decolam solo em aeronaves de caça da FAB
Publicada em: 05/04/2024 08:46
Imprimir
Fonte: 2º/5º GAV, por Tenente Marcílio
Edição: Agência Força Aérea

Oito Aspirantes a Oficiais Aviadores do Curso de Especialização Operacional na Aviação de Caça do Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5º GAV)  – Esquadrão Joker, sediado na Base Aérea de Natal (BANT), realizaram, no dia 02/04, os primeiros voos solo a bordo da aeronave A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB).

A turma, formada por 21 Estagiários do Curso de Especialização Operacional na Aviação de Caça, passou por um mês de aulas teóricas e instruções no simulador de voo. Após, os Aspirantes começaram a aplicar seus conhecimentos em voos de treinamento, levando ao momento marcante do primeiro voo solo.

A missão incluiu exercícios de controle da aeronave em diversas manobras e treinamentos de toque e arremetida para aprimorar as técnicas de voo. Logo após o pouso, os militares expressaram palavras de entusiasmo e determinação, destacando a emoção de voar sem instrutor a bordo e a responsabilidade de pilotar uma aeronave de caça sozinhos. “O primeiro voo solo é algo que realmente nos marca bastante, pois coroa o término de uma fase de muito estudo teórico, preparação em simulador e diversas provas, ao mesmo tempo em que se trata do primeiro passo na vida operacional na Aviação de Caça”, disse o Aspirante a Oficial Aviador Kleyber Augusto Pedrotti. 

Ao retornarem do primeiro voo, os Aspirantes foram recebidos pelos instrutores do Esquadrão, pelo Comandante do 2º/5º GAV, Tenente-Coronel Aviador Primo Antonio Corral de Medeiros, e pelo Comandante do Grupo Operacional da BANT, Coronel Aviador Paulo Cezar Fischer da Silva. “Este momento não apenas demonstra um marco na carreira dos Aspirantes, mas também celebra a tradição e os valores da Aviação de Caça brasileira, enquanto inspira as futuras gerações de pilotos”, disse o Tenente-Coronel Primo.

Fotos: Tenente Marcílio / 2º/5º GAV